Do (grego) aramos = um tipo de garça mencionado por Hesinquio; e -öides = semelhante; e do (tupi) saracura = nome indígena para esta espécie que vive nos pântanos. ⇒ (Ave) saracura semelhante a uma garça ou (ave) do pântano semelhante a uma garça.
Características
Mede entre 34 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 550 gramas.
Apresenta a coroa e as laterais da cabeça com a coloração cinza ligeiramente amarronzadas. Os lores e a região auricular são cinza. A nuca, a porção posterior do pescoço e o flanco superior do peito são acastanhados, coloração que torna-se gradativamente marrom-olivácea ao atingir o manto e as costas da ave. As coberteiras das asas e costas são de coloração verde-olivácea e suas rêmiges primárias marrom-acastanhadas. A região do uropígio é marrom e as penas supracaudais bem como a cauda que frequentemente se encontra em riste é preta. Queixo e garganta são esbranquiçados. A lateral do pescoço, flancos, peito e ventre apresentam bela coloração cinza-azulada. O crisso é preto. As penas infracaudais também são pretas.
Íris e anel periocular vermelhos carmim. Bico verde-amarelado com a base azulada. Tarsos e pés rosa-avermelhados.
Os filhotes da espécie são marrons escuros quase pretos e sua coroa marrom escuro. Seus olhos, bico e pernas são pretos.